RESPOSTAS
_________________________________________________________________
TESTE 1
Qual a relação de A
com D?
A é irmã de B.
C é mãe de B.
Se A e B são irmãs e
C é mãe de B, podemos concluir que C é também mãe de A.
D é pai de C.
Se D é pai de C e C é
mãe de B e A, concluímos que D é avô de A.
E é mãe de D.
Não interfere na
resposta.
Resposta: A é neta de D
_________________________________________________________________
TESTE 2
De fato temos 2
apenas, comece a olhar os riscos na parede, verá que se repetem sempre, porém
invertidos, isso serve para saber que a somente uma parte da parede, as
restantes são repetições, daqui concluímos que são duas.
Outros pontos
importantes, o espelho não aparece, mas para causar esse efeito é necessário
que haja um na frente delas, em um ângulo de 120º, sendo assim, notamos
novamente que temos apenas 2 duas garotas verdadeiras, as restantes são
reflexos!
Resposta: Letra a) 2
_________________________________________________________________
TESTE 3
E então, quantas pessoas restam?
- Subiram 15 pessoas
e desceram 7.
Sendo assim: 15-7 =
8.
Até aí, 8 pessoas no
ônibus.
- Desceram 8.
Haviam 8 pessoas e
desceram os 8. Então, não temos nenhum pessoa.
- Subiram 11 e
desceram 5.
Sendo assim: 11-5 =
6.
Ou seja, 6 pessoas.
Mas espere, você é o
motorista do ônibus.
E um motorista é
também um pessoa.
Resposta: 7 pessoas.
_________________________________________________________________
TESTE 4
Um mudo não pode
falar oralmente, mas pode se comunicar pela linguagem de sinais.
O surdo não consegue ouvir, mas pode ver a linguagem de sinais.
O cego não pode ver,
assim, não consegue ver uma conversa por linguagem de sinais.
A partir deste ponto de vista, podemos concluir que o mentiroso foi o mudo.
Resposta: Letra c) Mudo
_________________________________________________________________
TESTE 5
Dentre os três
suspeitos, quem pode ser o assassino?
As pistas estão por
aí mesmo...
Um detalhe
importante: como dito na primeira linha, era uma tarde chuvosa.
O mordomo disse: - Eu
estava abrindo a porta.
Não temos nenhum
motivo para alegar que ele estava mentindo. Então, vamos ao próximo suspeito:
A empregada disse: -
Eu estava arrumando a casa.
Também não temos
motivo para alegar que era mentira dela. Vamos ver a resposta do próximo
suspeito:
O jardineiro disse: -
Eu estava molhando as plantas no jardim.
Lembra que estava
chovendo? Então, porque ele iria regar as plantas se estava chovendo? Sendo
assim, concluímos nossa investigação!
Resposta: Letra c) Jardineiro
_________________________________________________________________
TESTE 6
O primeiro homem está
martelando com a mão direita. Logo sabemos que ele não é o canhoto.
O segundo está usando
um serrote com a mão direita. Assim, podemos afirmar que ele também não é o
canhoto.
O terceiro homem está
escrevendo com a mão direita. Ou seja, não é o canhoto.
O fotógrafo está
apertando o botão com o dedo da mão direita, Porém, todas as máquinas
fotográficas tem o botão apenas do lado direito.
O garçom leva a
bandeja com a mão direita. A partir disso, podemos afirmar que o garçom é o
canhoto. Isso porque, um garçom sempre leva a bandeja com a mão que tem menos
habilidade, para assim, servir a mesa, limpar e retirar os pratos com a mão que
tem mais força e coordenação motora.
Resposta: Letra e) Garçom
_________________________________________________________________
TESTE 7
Para resolver, vamos contar:
09 - 19 - 29 - 39 - 49 - 59 - 69 - 79 - 89 - 90 - 91 - 92 - 93 - 94 - 95
- 96 - 97 - 98 - 99
Contando os 9, totaliza em 20 noves.
Alguns erros são comuns neste tipo de desafio, por exemplo:
• Na hora da contagem,
esquecem de contar os algarismos 9 do 90 ao 98;
• Na hora da contagem, contam
somente o número 9;
• Ou também, esquecem de
contar os dois noves do 99.
Resposta: Letra c) 20
_________________________________________________________________
TESTE 8
Os números são pistas e devem ser relacionados aos meses do ano:
4 - mês 4, ou seja, abril
6 - mês 6, ou seja, junho
10 - mês 10, ou seja, outubro
Mas veja que os números estão na ordem: 6, 10, 4 e 10.
Relacionamos os números as iniciais dos meses correspondentes:
6 = J
10 = O
4 = A
10 = O
Assim, descobrimos quem foi o assassino:
Resposta: Letra c) João
_________________________________________________________________
TESTE 9
Teste de dupla atenção. Observe que temos duas linhas com letras e
algarismos alternados.
Todos esperam que seja um teste matemático onde os números devem ser
somados, multiplicados e coisas assim mas na verdade é apenas preciso olhar com
atenção a letra inicial de cada número para se chegar ao resultado, combinando
com as sequências numéricas.
D (dez), 9, T (treze), 12, S
(seis), 5
10, N (nove), 13, D (doze), 6,
C (cinco)
Portanto fica D, 12, N, 6
Resposta: Letra c) D, 12, N, 6
_________________________________________________________________
TESTE 10
Nesse teste temos duas sequências que devem ser observadas:
7, 13, 21,
?
E
3, 4, 5,
Na primeira sequência temos 7 para 13=6 e temos 13 para 21=8
Na segunda sequência temos 3 para 4=1 e temos 4 para 5=1
O que importa para o teste é a primeira sequência onde o resultado 6 sobe
para 8, portanto enquanto na segunda linha temos uma diferença de 1 na primeira
temos uma diferença de 2.
Então temos 7+4=11+2=13 e seguindo 13+6=19+2=21 e finalizando 21+8=29+2=31
Resposta: Letra b) 31
_________________________________________________________________
TESTE 11
A garrafa e a rolha
Sendo G a garrafa, e R a rolha, basta
resolver o sistema com as duas equações:
1) G + R = 1,10
2) G = R+1
2) G = R+1
Resolvendo esse sistema, obtemos R=0,05
e G=1,05.
Resposta: Letra b) A garrafa custa R$1,05 e a
rolha custa R$0,05.
_________________________________________________________________
TESTE 12
As palavras UAQL A IRMOA ESSTAD TEASS não fazem nenhum sentido para você?
E se "arrumarmos" a posição das letras?
QUAL A MAIOR DESTAS SETAS?
Melhorou agora?
Resposta: Letra e)
E se "arrumarmos" a posição das letras?
QUAL A MAIOR DESTAS SETAS?
Melhorou agora?
Resposta: Letra e)
_________________________________________________________________
TESTE 13
Não consegue ver o camelo entre tantos animais que formam essa interessante figura?
Fixe a vista quase n parte central, você verá um coelho. Encontrou?
Abaixo um tigre e ao lado um cavalo. Viu?
Mais embaixo tem um macaco. Agora tá ficando fácil!
Pois então. O camelo está na cabeça do macaco, dentro da perna esquerda traseira do cavalo e o tigre está olhando para ele.
Resposta: Letra b) A Ana tem 5 ovos
Fixe a vista quase n parte central, você verá um coelho. Encontrou?
Abaixo um tigre e ao lado um cavalo. Viu?
Mais embaixo tem um macaco. Agora tá ficando fácil!
Pois então. O camelo está na cabeça do macaco, dentro da perna esquerda traseira do cavalo e o tigre está olhando para ele.
_________________________________________________________________
TESTE 14
Esse teste é claramente uma questão da língua portuguesa.
O Nelson tinha é passado, portanto não tem mais.
A Ana tem é presente, portanto ela tem os ovos.
O Carlos terá é futuro, portanto ainda não tem.
O João poderá ter, portanto não tem.
Nenhum deles tem ovos seria o correto caso a Ana não tivesse 5 ovos.
Como a pergunta é no presente, quem tem é a Ana.
O Nelson tinha é passado, portanto não tem mais.
A Ana tem é presente, portanto ela tem os ovos.
O Carlos terá é futuro, portanto ainda não tem.
O João poderá ter, portanto não tem.
Nenhum deles tem ovos seria o correto caso a Ana não tivesse 5 ovos.
Como a pergunta é no presente, quem tem é a Ana.
Resposta: Letra b) A Ana tem 5 ovos
_________________________________________________________________
TESTE 15
O segredo está no número 5 que fica no centro do círculo do meio.
Observe que ele multiplica os números que estão na parte de cima do círculo maior e o resultado são os números da parte inferior.
5 x 2= 10
5 x 3= 15
5 x 4= 20
5 x ?= 5
Portanto o próximo número 5 é o resultado de 5 x 1 =5
Observe que ele multiplica os números que estão na parte de cima do círculo maior e o resultado são os números da parte inferior.
5 x 2= 10
5 x 3= 15
5 x 4= 20
5 x ?= 5
Portanto o próximo número 5 é o resultado de 5 x 1 =5
Resposta: Letra c) 1
_________________________________________________________________
TESTE 16
Apesar de parecer ambígua a resposta, pois algumas pessoas dizem que se 1 é = 5 o 5 tem que ser igual a 1. Mas na matemática 1 nunca é igual a 5, logo esse sinal de igualdade só pode ser interpretado como "1 está para 5".
Para simplificar e não entrar em fórmulas matemáticas, basta multiplicar o número 5 resultado da primeira série, pelo próximo resultado. Veja assim:
5 x 5 = 25
25 x 5 = 125
125 x 5 = 625
625 x 5 = 3125
Resposta: Portanto o resultado procurado é 3.125
Para simplificar e não entrar em fórmulas matemáticas, basta multiplicar o número 5 resultado da primeira série, pelo próximo resultado. Veja assim:
5 x 5 = 25
25 x 5 = 125
125 x 5 = 625
625 x 5 = 3125
Resposta: Portanto o resultado procurado é 3.125
_________________________________________________________________
TESTE 17
Se você precisa tomar a cada 10 horas e tomou o primeiro dos três agora, você vai precisar tomar duas pílulas, aguardando mais 20 horas.
Resposta: Letra b) 20 horas
_________________________________________________________________
TESTE 18
Se o conjunto de flores dobra a cada dia que passa e em 48 dias toda a extensão é coberta, significa que no 47º dia apenas metade do lago estava coberto e no 48º dia dobrou e cobriu.
Portanto para cobrir metade do lago precisariam de 47 dias
Resposta: Letra d) 47 dias
Resposta: Letra d) Não temos como definir
Para quem tem um mínimo conhecimento das histórias bíblicas, sabe que aquele que construiu a Arca e levou um casal de cada animal da terra, foi Noé. Não Moisés.
Portanto Moisés não poderia ter levado nenhuma espécie na Arca de Noé.
Resposta: Letra e) Nenhuma das respostas é possível
Se três gatos comem três ratos em três minutos é porque cada gato come um rato em três minutos.
O número de gatos é igual o número de ratos devorados, então o tempo é o mesmo sempre que o número dos dois for igual.
Portanto cem gatos comem cem ratos em três minutos.
Resposta: Letra c) 3
O objetivo do texto longo é distrair e confundir você. Mas com uma leitura atenta descobrimos facilmente quantas pessoas foram mencionadas.
Três homens = 3
Três esposas = 3
Um primo = 1
Dois homens = 2
Uma criança =1
Um guarda = 1
Filho do guarda =1
Resposta: Letra d) 12
Essa questão gera bastante polêmica e levei um bom tempo para chegar na resposta correta.
Se o relógio para um minuto a cada 10 minutos ele leva 11 minutos para fazer 10 minutos.
Então ele leva 55 minutos para completar 50 minutos. Vai precisar de mais 10 minutos para dar a volta completa e fechar em 60 minutos.
Então 55 minutos, mais 10 minutos, e o relógio fecha a volta. E para depois de fechar a volta com 65 minutos passados.
Resposta: Letra e) 65
Apenas observar que as cores seguem o sentido inverso aos ponteiros de um relógio.
Resposta: Letra a)
O primeiro quadrado apresenta uma estrela de quatro pontas, no centro.
O terceiro quadrado apesenta uma estrela no lado esquerdo superior da estrela central, acrescida de outra estrela no lado direito superior.
O quarto quadrado mostra que uma estrela foi acrescida no lado direito inferior da estrela central.
Portanto o segundo quadrado deve ter uma estrela no lado esquerdo superior da estrela central.
Resposta: Letra b)
A maneira mais fácil de resolver essa é fazer um cubo com os desenhos. Mas se não tiver essa possibilidade, observe que a iniciando o cubo pela estrela preta, a bola preta ficará em cima e a seta da esquerda ficará apontada para a estrela, sumindo o quadrado, a estrela vazada e a outra seta.
Resposta: Letra a)
Eliminando todas as alternativas, A ganhou a medalha de ouro, D levou a medalha de prata e C ganhou a medalha de bronze.
Resposta: Letra e) A, D, C
3 pássaros foram vistos por cada um, 3 foram vistos por um par (Abel-Mabel, Abel-Carlos e Mabel-Carlos), e um foi visto pelos 3.
Então, 7 pássaros foram vistos ao todo, e cada pessoa viu um total de quatro.
Assim, todos os pássaros que Carlos viu eram amarelos.
Estes 4 pássaros são: (1) o que Carlos viu sozinho, (2) o que Carlos viu com Abel, (3) o que Carlos viu com Mabel, e (4) o que todos viram juntos.
Isso contabiliza os 2 pássaros amarelos que Abel viu, e 2 dos 3 pássaros amarelos que Mabel viu.
O terceiro pássaro amarelo que Mabel viu não pode ser o que ela viu com Abel por Abel viu somente 2 pássaros amarelos.
Logo, o terceiro pássaro amarelo que Mabel viu só pode ser o pássaro que ela viu sozinha.
Enfim, 5 pássaros amarelos foram vistos (o que Mabel viu, o que Carlos viu, o que Abel e Carlos viram, o que Mabel e Carlos viram e o que todos viram), e dois pássaros de outras cores foram vistos (o que Abel viu e o que Abel e Mabel viram).
Resposta: Letra a) 5 pássaros amarelos e 2 pássaros de outras cores
Vamos começar por eliminação:
- O quarto bloco (6,1,4), diz que nada está correto, então o 6,1,4 estão eliminados;
- Como o 6 e 4 não fazem parte do código, no último bloco tem o 7 que deve fazer parte do código, porém no lugar errado.
- Eliminamos até agora o 4º bloco e no 5º bloco temos o número 7 porém em local errado, ou seja, ele não pode ser na última posição; então olhado o 3º bloco, (8,7,5) temos dois números corretos um já sabemos que é o 7, porém a informação diz que também está no lugar errado, logo o 7 só pode estar na primeira posição do código.
- Analisando o 1º e 2º bloco, o número 5 não pode fazer parte do código, porque se ele fizesse parte do código no 1º diz que estaria no lugar certo, mas vejam que no 2º, a informação diz que tá no lugar errado, logo o número 5 não faz parte do código.
- Como já chegamos a conclusão que o 5 e 4 não fazem parte do código, vemos o 1º bloco e sabemos que o 8 está na última posição e o enunciado diz que tem um número correto e no lugar certo, portanto temos o 7 como primeiro número do código e 8 como último número.
- Resta descobrir o que tá no meio, e olhando no 2º bloco concluímos que o número 3 não pode ser, porque a informação diz que o número tá lugar errado, então só sobra o número 0 para a posição do meio.
Resposta: O código é (7,0,8)
Na primeira figura temos 3 pares de tênis que somados estão valendo 30, portanto concluímos que cada pé do tênis vale 5 e o par vale 10.
Na segunda figura temos 2 homens descalços e sem nada nas mãos e um par de tênis que já sabemos, vale 10. Somado o par de tênis com os 2 homens temos um total de 20, portanto concluímos que cada homem da figura vale 5.
Na terceira figura temos 2 pares de panos e temos um homem descalço e sem nada nas mãos que já sabemos vale 5. Somado o homem com os 2 pares de panos temos um total de 13, portanto concluímos que cada pano vale 2 e o par de panos vale 4.
Na quarta figura temos 1 pé de tênis que vale 5, um homem com 1 par de panos nas mãos e um par de tênis nos pés que somados vale 19 (5 do homem + 4 dos panos + 10 do par de tênis) e multiplicado por último 1 pano apenas que vale 2.
Sabemos também que a regra da matemática pede que primeiro multiplique para depois somar, então multiplicando o homem 19 pelo pano 2, temos 38. Somando depois com o tênis 5, temos 38 + 5
Resposta: 43
Questão de ordem das operações
É tudo uma questão da ordem das operações a serem realizadas. Geralmente, tudo que vem entre parênteses é resolvido primeiro, certo?
Então, 2 + 2 = 4.
Ficamos com 8÷2×4. E agora? Qual operação deve ser feita antes, a divisão ou a multiplicação?
O primeiro caso leva à resposta “16”, o segundo à resposta “1”.
O padrão matemático dita que multiplicação e divisão têm igual prioridade.
Para desempatar, a regra é trabalhar da esquerda para a direita.
Sendo assim, a resposta correta seria 16.
Resposta: b) 16
Vamos começar por eliminação:
- O segundo bloco (5,3,0), diz que nada está correto, então o 5,3,0 estão eliminados;
- Como o 5 não faz parte do código, no 3º bloco tem o 1 e o 7 que devem fazer parte do código, porém no lugar errado.
- Eliminamos até agora o 2º bloco e no 3º bloco temos o número 1 e o 7 porém em local errado, ou seja, o 1 não pode ser na primeira posição e o 7 não pode ser na última posição; então olhado o 3º bloco, (1,5,7) temos dois números corretos, porém a informação diz que também estão no lugar errado, logo o 7 pode estar na primeira posição do código ou na segunda assim como o 1 pode estar na segunda ou na terceira.
- Analisando o 5º bloco, o número 6 e o 4 não podem fazer parte do código, porque se eles fizessem parte do código, mais de um número estaria correto e o enunciado diz que apenas um número está correto mas em lugar errado e se já sabemos que o 7 é um dos números resta apenas saber em qual posição ele ficará e eliminamos os números 6 e 4.
- Como já chegamos a conclusão que o 0, 3, 4, 5 e 6 não fazem parte do código, vemos o 1º bloco e sabemos que o 8 está na última posição e o enunciado diz que tem um número correto e no lugar certo, portanto temos o 8 como primeiro número do código e 8 como último número.
- Resta descobrir o que tá em primeiro e no meio, e olhando no 3º bloco concluímos que o número 7 deve estar na primeira posição, porque a informação diz que o número tá lugar errado, então só sobra o número 1 para a posição do meio.
Resposta: O código é (7,1,8)
Na primeira figura temos 3 pares de tênis que somados estão valendo 30, portanto concluímos que cada pé do tênis vale 5 e o par vale 10.
Na segunda figura temos 2 meninos descalços e sem nada nas mãos e um par de tênis que já sabemos, vale 10. Somado o par de tênis com os 2 meninos temos um total de 20, portanto concluímos que cada menino da figura vale 5.
Na terceira figura temos 2 pares de sorvetes e temos um menino descalço e sem nada nas mãos que já sabemos vale 5. Somado o menino com os 2 pares de sorvetes temos um total de 13, portanto concluímos que cada sorvete vale 2 e o par vale 4.
Na quarta figura temos 1 pé de tênis que vale 5, um menino com 1 par de sorvetes nas mãos e um par de tênis nos pés que somados vale 19 (5 do menino + 4 dos sorvetes + 10 do par de tênis) e multiplicado por último 1 sorvete apenas que vale 2.
Sabemos também que a regra da matemática pede que primeiro multiplique para depois somar, então multiplicando o menino 19 pelo sorvete 2, temos 38. Somando depois com o tênis 5, temos 38 + 5
Resposta: 43
Para os jogadores de sinuca essa é fácil demais. As bolas subsequentes da bola oito, ou seja, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 se diferenciam por serem brancas com uma faixa no meio com um círculo em branco onde vai a numeração, isso na maioria dos casos, com no exemplo abaixo.
Resposta: 6+11+13
_________________________________________________________________
Portanto para cobrir metade do lago precisariam de 47 dias
Resposta: Letra d) 47 dias
_________________________________________________________________
TESTE 19
Essa é muito fácil. Se a mãe de Mario tem 3 filhos e um se chama Março e o outro tem o nome de Abril, fica assim:
Março, Abril e Mario
Resposta: Mario
Março, Abril e Mario
Resposta: Mario
_________________________________________________________________
TESTE 20
O trem segue na direção norte-sul mas o vento está a sul-norte portanto a tendência das pessoas é responder que a direção fumaça é Norte.
Mas um detalhe na questão. O TREM é ELÉTRICO e não solta fumaça
Resposta: Letra e) Nenhuma das alternativas
Mas um detalhe na questão. O TREM é ELÉTRICO e não solta fumaça
Resposta: Letra e) Nenhuma das alternativas
_________________________________________________________________
TESTE 21
Essa questão gera muita confusão porque falta uma vírgula.
Se colocarmos a vírgula logo após a filha, refere-se a mãe como quem estava bêbada.
Mas sem vírgula em nenhum lugar da sentença, não tem como identificarmos quem estava, de fato, bêbada.
Isso se chama ambiguidade, sendo o sujeito “porque estava bêbada” da oração, zeugmático. Pois não tem como identificarmos quem estava bêbada.
Resposta: Letra d) Não temos como definir
_________________________________________________________________
TESTE 22
A cadela no cio é apenas para informar porque os cachorros estão correndo atrás dela, mas a hora que isso aconteceu nada tem a ver com a condição dela.
Eram 4 cachorros atrás de 1 cadela, ou seja QUATRO para UMA.
Resposta: Letra c) 12:56
Eram 4 cachorros atrás de 1 cadela, ou seja QUATRO para UMA.
Resposta: Letra c) 12:56
_________________________________________________________________
TESTE 23
_________________________________________________________________
TESTE 24
Matemática tem essas curiosidades. Qual o número que dá certo em cada bolinha para que o total dê três bolinhas vermelhas?
O ideal nesse teste é fazer por eliminação todos os 10 números.
Resposta: Bolinha cinza = 1
Bolinha verde = 8
Bolinha vermelha = 5
185
185
185
Total 555
O ideal nesse teste é fazer por eliminação todos os 10 números.
Resposta: Bolinha cinza = 1
Bolinha verde = 8
Bolinha vermelha = 5
185
185
185
Total 555
_________________________________________________________________
TESTE 25
Para quem tem um mínimo conhecimento das histórias bíblicas, sabe que aquele que construiu a Arca e levou um casal de cada animal da terra, foi Noé. Não Moisés.
Portanto Moisés não poderia ter levado nenhuma espécie na Arca de Noé.
Resposta: Letra e) Nenhuma das respostas é possível
_________________________________________________________________
TESTE 26
Se três gatos comem três ratos em três minutos é porque cada gato come um rato em três minutos.
O número de gatos é igual o número de ratos devorados, então o tempo é o mesmo sempre que o número dos dois for igual.
Portanto cem gatos comem cem ratos em três minutos.
Resposta: Letra c) 3
_________________________________________________________________
TESTE 27
O objetivo do texto longo é distrair e confundir você. Mas com uma leitura atenta descobrimos facilmente quantas pessoas foram mencionadas.
Três homens = 3
Três esposas = 3
Um primo = 1
Dois homens = 2
Uma criança =1
Um guarda = 1
Filho do guarda =1
Resposta: Letra d) 12
_________________________________________________________________
TESTE 28
Essa questão gera bastante polêmica e levei um bom tempo para chegar na resposta correta.
Se o relógio para um minuto a cada 10 minutos ele leva 11 minutos para fazer 10 minutos.
Então ele leva 55 minutos para completar 50 minutos. Vai precisar de mais 10 minutos para dar a volta completa e fechar em 60 minutos.
Então 55 minutos, mais 10 minutos, e o relógio fecha a volta. E para depois de fechar a volta com 65 minutos passados.
Resposta: Letra e) 65
_________________________________________________________________
TESTE 29
Apenas observar que as cores seguem o sentido inverso aos ponteiros de um relógio.
Resposta: Letra a)
_________________________________________________________________
TESTE 30
O primeiro quadrado apresenta uma estrela de quatro pontas, no centro.
O terceiro quadrado apesenta uma estrela no lado esquerdo superior da estrela central, acrescida de outra estrela no lado direito superior.
O quarto quadrado mostra que uma estrela foi acrescida no lado direito inferior da estrela central.
Portanto o segundo quadrado deve ter uma estrela no lado esquerdo superior da estrela central.
Resposta: Letra b)
_________________________________________________________________
TESTE 31
A maneira mais fácil de resolver essa é fazer um cubo com os desenhos. Mas se não tiver essa possibilidade, observe que a iniciando o cubo pela estrela preta, a bola preta ficará em cima e a seta da esquerda ficará apontada para a estrela, sumindo o quadrado, a estrela vazada e a outra seta.
Resposta: Letra a)
_________________________________________________________________
TESTE 32
Eliminando todas as alternativas, A ganhou a medalha de ouro, D levou a medalha de prata e C ganhou a medalha de bronze.
Resposta: Letra e) A, D, C
_________________________________________________________________
TESTE 33
3 pássaros foram vistos por cada um, 3 foram vistos por um par (Abel-Mabel, Abel-Carlos e Mabel-Carlos), e um foi visto pelos 3.
Então, 7 pássaros foram vistos ao todo, e cada pessoa viu um total de quatro.
Assim, todos os pássaros que Carlos viu eram amarelos.
Estes 4 pássaros são: (1) o que Carlos viu sozinho, (2) o que Carlos viu com Abel, (3) o que Carlos viu com Mabel, e (4) o que todos viram juntos.
Isso contabiliza os 2 pássaros amarelos que Abel viu, e 2 dos 3 pássaros amarelos que Mabel viu.
O terceiro pássaro amarelo que Mabel viu não pode ser o que ela viu com Abel por Abel viu somente 2 pássaros amarelos.
Logo, o terceiro pássaro amarelo que Mabel viu só pode ser o pássaro que ela viu sozinha.
Enfim, 5 pássaros amarelos foram vistos (o que Mabel viu, o que Carlos viu, o que Abel e Carlos viram, o que Mabel e Carlos viram e o que todos viram), e dois pássaros de outras cores foram vistos (o que Abel viu e o que Abel e Mabel viram).
Resposta: Letra a) 5 pássaros amarelos e 2 pássaros de outras cores
_________________________________________________________________
TESTE 34
Vamos começar por eliminação:
- O quarto bloco (6,1,4), diz que nada está correto, então o 6,1,4 estão eliminados;
- Como o 6 e 4 não fazem parte do código, no último bloco tem o 7 que deve fazer parte do código, porém no lugar errado.
- Eliminamos até agora o 4º bloco e no 5º bloco temos o número 7 porém em local errado, ou seja, ele não pode ser na última posição; então olhado o 3º bloco, (8,7,5) temos dois números corretos um já sabemos que é o 7, porém a informação diz que também está no lugar errado, logo o 7 só pode estar na primeira posição do código.
- Analisando o 1º e 2º bloco, o número 5 não pode fazer parte do código, porque se ele fizesse parte do código no 1º diz que estaria no lugar certo, mas vejam que no 2º, a informação diz que tá no lugar errado, logo o número 5 não faz parte do código.
- Como já chegamos a conclusão que o 5 e 4 não fazem parte do código, vemos o 1º bloco e sabemos que o 8 está na última posição e o enunciado diz que tem um número correto e no lugar certo, portanto temos o 7 como primeiro número do código e 8 como último número.
- Resta descobrir o que tá no meio, e olhando no 2º bloco concluímos que o número 3 não pode ser, porque a informação diz que o número tá lugar errado, então só sobra o número 0 para a posição do meio.
Resposta: O código é (7,0,8)
_________________________________________________________________
TESTE 35
Na primeira figura temos 3 pares de tênis que somados estão valendo 30, portanto concluímos que cada pé do tênis vale 5 e o par vale 10.
Na segunda figura temos 2 homens descalços e sem nada nas mãos e um par de tênis que já sabemos, vale 10. Somado o par de tênis com os 2 homens temos um total de 20, portanto concluímos que cada homem da figura vale 5.
Na terceira figura temos 2 pares de panos e temos um homem descalço e sem nada nas mãos que já sabemos vale 5. Somado o homem com os 2 pares de panos temos um total de 13, portanto concluímos que cada pano vale 2 e o par de panos vale 4.
Na quarta figura temos 1 pé de tênis que vale 5, um homem com 1 par de panos nas mãos e um par de tênis nos pés que somados vale 19 (5 do homem + 4 dos panos + 10 do par de tênis) e multiplicado por último 1 pano apenas que vale 2.
Sabemos também que a regra da matemática pede que primeiro multiplique para depois somar, então multiplicando o homem 19 pelo pano 2, temos 38. Somando depois com o tênis 5, temos 38 + 5
Resposta: 43
_________________________________________________________________
TESTE 36
Questão de ordem das operações
É tudo uma questão da ordem das operações a serem realizadas. Geralmente, tudo que vem entre parênteses é resolvido primeiro, certo?
Então, 2 + 2 = 4.
Ficamos com 8÷2×4. E agora? Qual operação deve ser feita antes, a divisão ou a multiplicação?
O primeiro caso leva à resposta “16”, o segundo à resposta “1”.
O padrão matemático dita que multiplicação e divisão têm igual prioridade.
Para desempatar, a regra é trabalhar da esquerda para a direita.
Sendo assim, a resposta correta seria 16.
Resposta: b) 16
_________________________________________________________________
TESTE 37
Vamos começar por eliminação:
- O segundo bloco (5,3,0), diz que nada está correto, então o 5,3,0 estão eliminados;
- Como o 5 não faz parte do código, no 3º bloco tem o 1 e o 7 que devem fazer parte do código, porém no lugar errado.
- Eliminamos até agora o 2º bloco e no 3º bloco temos o número 1 e o 7 porém em local errado, ou seja, o 1 não pode ser na primeira posição e o 7 não pode ser na última posição; então olhado o 3º bloco, (1,5,7) temos dois números corretos, porém a informação diz que também estão no lugar errado, logo o 7 pode estar na primeira posição do código ou na segunda assim como o 1 pode estar na segunda ou na terceira.
- Analisando o 5º bloco, o número 6 e o 4 não podem fazer parte do código, porque se eles fizessem parte do código, mais de um número estaria correto e o enunciado diz que apenas um número está correto mas em lugar errado e se já sabemos que o 7 é um dos números resta apenas saber em qual posição ele ficará e eliminamos os números 6 e 4.
- Como já chegamos a conclusão que o 0, 3, 4, 5 e 6 não fazem parte do código, vemos o 1º bloco e sabemos que o 8 está na última posição e o enunciado diz que tem um número correto e no lugar certo, portanto temos o 8 como primeiro número do código e 8 como último número.
- Resta descobrir o que tá em primeiro e no meio, e olhando no 3º bloco concluímos que o número 7 deve estar na primeira posição, porque a informação diz que o número tá lugar errado, então só sobra o número 1 para a posição do meio.
Resposta: O código é (7,1,8)
_________________________________________________________________
TESTE 38
Na primeira figura temos 3 pares de tênis que somados estão valendo 30, portanto concluímos que cada pé do tênis vale 5 e o par vale 10.
Na segunda figura temos 2 meninos descalços e sem nada nas mãos e um par de tênis que já sabemos, vale 10. Somado o par de tênis com os 2 meninos temos um total de 20, portanto concluímos que cada menino da figura vale 5.
Na terceira figura temos 2 pares de sorvetes e temos um menino descalço e sem nada nas mãos que já sabemos vale 5. Somado o menino com os 2 pares de sorvetes temos um total de 13, portanto concluímos que cada sorvete vale 2 e o par vale 4.
Na quarta figura temos 1 pé de tênis que vale 5, um menino com 1 par de sorvetes nas mãos e um par de tênis nos pés que somados vale 19 (5 do menino + 4 dos sorvetes + 10 do par de tênis) e multiplicado por último 1 sorvete apenas que vale 2.
Sabemos também que a regra da matemática pede que primeiro multiplique para depois somar, então multiplicando o menino 19 pelo sorvete 2, temos 38. Somando depois com o tênis 5, temos 38 + 5
Resposta: 43
_________________________________________________________________
TESTE 39
Para os jogadores de sinuca essa é fácil demais. As bolas subsequentes da bola oito, ou seja, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 se diferenciam por serem brancas com uma faixa no meio com um círculo em branco onde vai a numeração, isso na maioria dos casos, com no exemplo abaixo.
Alguns fabricantes de bolas utilizam fabricar colorida inteira com um círculo menor em preto no centro e a numeração em branco, conforme o este modelo.
Mas a cor equivalente de cada bola é padrão em qualquer dos dois modelos, 1-9 (amarelo), 2-10 (azul), 3-11 (vermelho), 4-12 (roxo), 5-13 (laranja), 6-14 (verde) e 7-15 (marrom). A bola 8 sempre é preta.
Partindo dessa premissa fica fácil perceber que a BOLA VERDE COM O NÚMERO 6 está na caixa de cabeça para baixo e os menos atentos acharão que é a BOLA 9 e o teste ficaria sem solução.
Portanto, para se chegar ao 30, bolas 6, 11, 13
Resposta: 6+11+13
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário